• Administração Pública
  • História
  • Localização
  • Telefones Úteis






  • Caraguá

    Caraguatatuba ficou conhecida com a grande catástrofe de 1967, fato que repercutiu mundialmente na época. Após 40 anos Caraguá tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados e valorizados do país.

    O conceito de turismo começou a mudar quando a cordialidade e a receptividade do caiçara não eram mais suficientes para concorrer com a crescente indústria do turismo - isso por volta da década de 80. Foi preciso acreditar neste segmento como principal fonte econômica e geradora de emprego, para que uma nova consciência surgisse: a da valorização do visitante.

    Na década de 90, mais do que consciência, foi necessário trabalhar com seriedade e profissionalismo em busca de uma política voltada a valorização dos atrativos naturais e a criação de novos atrativos turísticos, visando atenderas milhares de famílias que passavam ferias na cidade.

    Caraguatatuba, que já possuía atrativos naturais, passou a contar com a infra-estrutura necessária para um turismo confortável. Recebeu largas avenidas a beira mar, calçadões e ciclovias ao lado de suas belas praias.
    Por volta de 2005, a cidade passa a oferecer  hotéis e colônias de ferias com cerca de 9 mil leitos, alem de diversos restaurantes e quiosques que oferecem cardápios variados com o melhor da culinária caiçara.

    Ainda como infra-estrutura de apoio a atividade turística, a cidade possui bom sistema de saúde, transporte, educação e formação de mão-de-obra local, em uma cidade que teve um crescimento populacional considerável, chegando a marca de quase 100 mil habitantes, fora as 50% de residências de veraneio.

    Os atrativos naturais, como o Morro de Santo Antonio com suas rampas de vôo livre, suas 20 praias, a lagoa azul, rios e cachoeiras colocam a cidade entre os principais destinos turísticos do país. Além do mais, a cidade e situada entre a serra e o mar e abriga uma das maiores porções preservadas de Mata Atlântica, em uma unidade do Parque Estadual, com cachoeiras, pássaros, vegetação em uma rica biodiversidade.

    E não e apenas por suas riquezas naturais que Caraguatatuba continua admirada por seus visitantes, mas desde quando a praça do coreto era o ponto de encontro, com as tradicionais festas religiosas e manifestações culturais, que faziam parte do cotidiano caiçara: a congada, os desfiles de Carnaval com os carros alegóricos e a festa junina dos pescadores. Os eventos religiosos e prociss5es continuam acontecendo, em homenagem a Nossa Senhora das Dores, Santo Antonio - o padroeiro da cidade, São Pedro, entre outras.

    Com a incriminação dos eventos, Caraguá passa a ser uma das cidades mais agitadas da região, com shows e festas que compõem o calendário anual oficial. Os eventos temáticos atraem um publico segmentado, que vai desde famílias que optam por passar as ferias o curtir o ano todo.

    Essa é a Caraguá que apresentamos através deste site.

    Bem vindo a Caraguá!


    Indique esta página

         Produzido por:

     Produções Multimídia

    Caraguatatuba, SP - Brasil
    emilio@caragua.com.br 
    Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi